domingo, 24 de junho de 2012

Gengibre ajuda a Emagrecer

 

O gengibre pode acelerar o metabolismo por ter um efeito termogênico e ajudar o organismo na perda de peso, por contém óleos essenciais que produzem calor, ativam a circulação e otimizam a queima calórica. O gengibre ainda melhora a circulação sanguínea, previne coágulos, tem ação antiinflamatória, antibiótica, antioxidante, estimulante e antidepressiva. Quem tem enjoos, enxaqueca, gripes, tosse, resfriado,ressaca, gastrite ou úlceras tem nesta planta um forte aliado.

O gengibre é uma das mais antigas plantas do mundo. Suas propriedades medicinais são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona. O chá de gengibre, é feito com pedaços do rizoma da planta fervido em água potável. 

Com banhos e compressas quente, o gengibre é também indicado para aliviar os sintomas de gota, artrite,dor de cabeça e na coluna, também diminui a congestão nasal, cólicas menstruais e alguns tipos de câncer 

Mas atenção: não deve ser usado de forma exagerada. 

 

                                      Receitas com Gengibre 

 

Chá de Gengibre com camomila

- 1 colher (chá) de gengibre ralado
- 1 colher (sobremesa) de camomila
- 200 ml de água fervida

Despeje o gengibre e a camomila na água e tampe por alguns minutos. Coe e tome quente.

Chá de Gengibre

- 1 colher (chá) de gengibre ralado
- 1 xícara (chá) de água

Despeje o gengibre na água e ferva por cinco minutos. Coe e tome morno. Se quiser, pode mastigar os pedacinhos da erva.

Uso:Tome três xícaras ao dia: uma pela manhã, outra à tarde e uma à noite

Chá gelado de gengibre e limão

-1 litro de água  
-3 saquinhos de chá verde 
-1 ou 2 pedaços grandes de gengibre
-1 maço de hortelã 

-Suco de um limão peneirado
Modo de preparo
 
Descasque os gengibres e corte em pedaços grandes. Ponha-os numa panela grande com a água e leve ao fogo médio por 10 minutos. Retire do fogo e acrescente os saquinhos de chá e o maço de hortelã. Deixe esfriar totalmente, do lado de fora da geladeira. Quando o chá estiver em temperatura ambiente, passe por uma peneira para retirar o gengibre, as folhas de hortelã e os saquinhos de chá. Junte o suco de limão, adoce a gosto e leve para a geladeira. 

Sirva bem gelado com folhas de hortelã para enfeitar.

TERAPÊUTICA

 Ação anti-inflamatória, antibacteriana e antisséptica O gengibre combate a proliferação de vírus e bactérias alojadas no organismo.

Turbina o sistema imunológico O gengibre é rico em antioxidantes, combate os radicais livres, prevenindo gripes e resfriados.

Evita rugas precoces A mesma ação antioxidante que melhora o sistema imunológico também previne o envelhecimento precoce da pele.

Afrodisíaco Ao produzir calor, promove a vasodilatação e o aumento da circulação sanguínea. Isso facilita a ereção dos homens e intensifica a sensibilidade no clitóris das mulheres.

Previne o câncer Um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, mostrou que a composição do gengibre pode inibir o avanço do câncer de cólon.

Melhora a náusea Os óleos essencias da planta podem aliviar o enjoo decorrente da quimioterapia e o mal-estar de quem fica nauseado ao viajar. 
Mastigue até 1 colher (café) de gengibre ralado para melhorar o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário