segunda-feira, 25 de junho de 2012

Sexualidade na Terceira Idade

A população de idosos no Brasil e no mundo está aumentando...mas nem o governo, a medicina e mesmo as propagandas estão preparados para o que mostram as estatísticas. 
As campanhas nacionais de prevenção às DST são sempre voltadas para os jovens, heterossexuais ou não,mas  nunca para o idoso, consagrando a velha cultura que sexo é uma prerrogativa da juventude, o que contribui para que essa parcela cada vez maior da população mundial continue desassistida na prevenção a AIDS e as DST´s.

Um recente levantamento do Ministério da Saúde (2008) sobre o comportamento sexual do brasileiro mostrou que 67% da população entre 50 e 60 anos se declaram sexualmente ativo, homens e mulheres.


Segundo CARVALHO, CAMPOS, 2009, p.01
“Atribui-se todo esse desempenho à difusão dos medicamentos para a disfunção erétil, ainda que eles não estejam disponíveis para todos os bolsos 



A atividade sexual em qualquer idade é demonstração de um estado de boa saúde, tanto física, como mental, estes são uns dos aspectos da sexualidade mais importante no processo de envelhecimento, cabe a Sociedade respeitar seu direito a sexualidade egarantir sua qualidade de vida.

Referências

CARVALHO, G.; CAMPOS, A. O ginecologista, a AIDS e o idoso. [s.l.]. [s.d.].Disponível em: Acesso em: 26 ag. 2009.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário