segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Alimentação do Idoso

O envelhecimento é um processo complexo, seu desenvolvimento pode e deve-se desenvolver de forma equilibrada e saudável, uma das medidas masi simples é a alimentação.

A alimentação do idoso deve ser variada e adaptada a esta fase, para realçar o sabor dos alimentos e torná-los mais fáceis de serem mastigados e deglutidos (engolir), mantendo o equilíbrio na oferta de nutrientes.

Para entender a importância da alimentação nesta fase é preciso saber que:

  • No idoso há um aumento da massa gorda e diminuição da massa muscular (água, tecido ósseo e tecido muscular) resultado de uma série de fatores como: diminuição de atividade física, hábitos alimentares inadequados e diminuição da água corporal
  • Ocorre a alteração no paladar, devido à diminuição das papilas gustativas que permitem sentir os sabores (doce, amargo, ácido e amargo). Além disso, pode ocorrer alteração do olfato, o que pode diminuir a vontade de comer devido à falta de aroma do alimento.
  • No idoso existe uma tendência a diminuição da dentição que prejudica a mastigação.
Alimentos
A absorção do cálcio também diminui com a idade e sua suplementação pode ser necessária, especialmente em mulheres em risco de osteoporose. A suplementação de cálcio é contra-indicada em pacientes com história de cálculos renais de cálcio, hiperparatireiodismo primário, sarcoidose e nas pessoas com hipercalciúria renal.O leite, assim como seus derivados, e os vegetais de folhas verdes são ricos em cálcio, sendo muito indicados para a dieta de idosos.
As principais fontes alimentares de vitamina D são os óleos de fígado de peixes, alimentos derivados do leite, como manteiga e queijos gordurosos, e ovos e margarinas enriquecidas. Lembrando que o consumo deve ser moderado para pessoas que apresentam hipertensão arterial e/ou colesterol elevado.
Nos idosos, tão ou mais frequente do que a desnutrição e a falta de vitaminas, ocorre a desidratação, que deverá ser apropriadamente diagnosticada e corrigida pelos que os estiverem assistindo.
A alimentação do idoso deve ser seguida de maneira igual à de outras faixas etárias, com destaque para o incentivo ao consumo de água e inclusão de alimentos que devem ter seu consumo aumentado nesse período em que o organismo exige
mais nutrientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário