quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O idoso e o Sexo

O sexo não termina com o avançar da idade, embora seja este tema uma vítima frequente do Tabu e negação, tanto por parte da sociedade quanto por parte dos próprios idosos.O Estudo Científico de Kaiser indicou que 63% dos homens e 30% das mulheres, entre 80 e 102 anos, eram sexualmente ativos, verificou-se também que a atividade sexual mais freqüente entre idosos eram: carícias, os toques e, finalmente, o coito. Na prática da masturbação, esta foi observada em74% dos homens e 42% das mulheres(Kaiser, 1996).

          Causas da diminuição da Libido Sexual no Idoso

  1. A capacidade e interesse do(a) companheiro(a) diminuido;
  2. Problemas de saúde,
  3. Problemas de impotência no homem ou de dispareunia ( dor durante o coito) na mulher,
  4. Efeitos colaterais provoicados por  medicamento; 
  5. Perda de privacidade, como por exemplo, viver com filhos e netos;
  6. Alteração da visão corporal decorrente das mudanças fisiológicas do envelhecimento.  


 Alterações do envelhecimento no aparelho genital feminino
-Os ovários diminuem progressivamente de tamanho;
-As Trompas de Falópio se fazem filiformes
-O útero regride a seu tamanho pré-púbere
-O endométrio e a mucosa do colo uterino se atrofiam
-A vagina fica menos elástica
-A mucosa vaginal se faz mais delgada e friável
-Diminui a capacidade de lubrificação da vagina
As alterações vaginais supracitadas podem fazer com que o coito possa ser doloroso, porém, apesar de mais débil e com menor número de contrações, as mulheres idosas podem manter sua capacidade multi-orgásmica (Kaiser, 1996). Os geriatras e ginecologistas devem ter em mente que, ao atrofiarem-se os ovários, diminui a produção de andrógenos, o que parece estar relacionado com diminuição do interesse sexual. Alguns autores, que lidam com a terapia de substituição hormonal, têm preconizado a administração de testosterona com propósitos sexuais às mulheres pós-menopáusicas.
É importante ressaltar sempre que as mudanças anatômicas e fisiológicas do envelhecimento ocorrem de forma universal mas, isso não significa que terão a mesma relevância em todas as mulheres. Existem variações individuais muito  importantes.

 
Alterações do envelhecimento no aparelho genital masculino

-Alterações do envelhecimento na sexualidade masculina
-A ereção pode tornar-se mais flácida
-Diminui o número de ereções noturnas involuntárias
-A ejaculação se retarda. Isso pode ser uma vantagem aos homens que apresentam ejaculação precoce
-Reduz-se o líquido pré-ejaculatório.
-A ejaculação é menos intensa.
 As causas orgânicas de Transtornos da Ereção incluem:
  1. Transtornos vasculares: É a causa mais freqüente de impotência e pode ser devido a alterações do sistema arterial, Síndrome de Insuficiência Venosa e Síndrome de Raynaud, com comprometimento sistêmico ou só localizado a nível genital.
  2. Medicação: O processo do envelhecimento influi na distribuição dos fármacos no organismo, em seu metabolismo e em sua excreção. Este fato, juntamente com a possibilidade dos idosos estarem quase sempre usando vários medicamentos, é o responsável por 25% das Disfunções Eréteis nesta idade.
  3. Medicamentos como os anti-hipertensivos, psicotrópicos como ansiolíticos, antidepressivos e antipsicóticos, diuréticos, digoxina, estrógenos, andrógenos ou anticonvulsivantes, são utilizados muito  freqüentemente e podem produzir impotência.
  4. Tóxicos: O álcool e o fumo podem ser causa, junto a outros fatores, de Disfunções Eréteis.
  5. Transtornos Metabólicos e Endócrinos: As alterações endócrinas, tais como Transtornos Tireóideos, Síndrome de Cushing, etc. são raros nos idosos. Entretanto, as doenças metabólicas como a Diabetes são freqüentes, e tanto nos homens como nas mulheres pode produzir disfunções sexuais. No homem é freqüente que produza não só alteração na ereção, mas também na libido.
  6. Transtornos Neurológicos: Neuropatias, Acidente Cérebro-vascular, Epilepsia Temporal, Esclerose Múltipla, são algumas doenças neurológicas que podem cursar com alterações da ereção no homem.
  7. Enfermidades Sistêmicas: Qualquer doença que produza debilidade, febre ou dor, produzirá alterações inespecíficas na função sexual. A Insuficiência Renal, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Insuficiência Cardíaca, Cirrose, Câncer, são patologias bastante freqüentes nos idosos e capazes de afetar todo organismo, conseqüentemente também resultarão em alterações sexuais. Outras doenças, como a Artrose ou a Artrite Reumatóide podem afetar a atividade sexual porque provocam dificuldades de posturas ou movimentos (Kaiser, 1996).

Homoxesualismo e o Idoso
  • A sexualidade dos idosos heterossexuais ainda não é bem aceita pela sociedade,
  • A sexualidade dos homossexuais também não é bem aceita pela sociedade,
  • Pior situação é a que se apresenta para os idosos homossexuais, e existem poucos estudos a este respeito. Contudo, suas relações e problemas físicos não diferem muito dos que se encontram nos heterossexuais de idade avançada. 

 Referências

Kaiser FE. Sexuality in the Elderly. Geriatric Urology 1996; 23(1): 99-107 
Schiavi RC, Rehmam J. Sexuality ande Aging. Impotence 1995; 22(4): 711-725.  
 Delo M. Et al. Sexual Feelings and Sexual Life in an Italian Sample of 335 Elderly 65 to 106 year olds.      Archives of Gerontoly and Geriatrics 1998; Suppl 6: 155-162.    Cruz AJ. Fisiopatología do Envejecimento. En: Serna I. Psicogeriatría. Madrid: Jarpyo Editores; 1996.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário