segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

10 Dicas para manter o Cérebro Saudável



1 – Manter controle médico regular. Fazer um acompanhamento de doenças como hipertensão, diabetes, depressão ou problemas com colesterol, pois podem afetar a memória e ao manter um controle adequado pode-se retardar a progressão do mal de Alzheimer.
2 – Atividade física. O ideal é realizar algum exercício três vezes por semana, por trinta minutos por dua. Um estudo da Universidade de Pittsburgh revela que pessoas com mais de 65 anos que caminhas mais de 9,5 km por semana apresentam menor porcentagem de atrofia cerebral, assim como menor taxa de demências graves e transtornos cognitivos leves.
3 – Dormir o necessário. O Dr. Molina indica que um descanso adequado é essencial para que o cérebro se recupere de sua atividade diária. Além disso, alterações do cono como a insônia ou pesadelos podem produzir perda de memória, depressão, ansiedade e dores de cabeça.
4 – Exercitar a memória. Manter hábitos que estimulem a atividade intelectual ajuda a prevenir o deterioro cognitivo. Ler, jogar cartas, escrever mantém a atividade cerebral, além disso, pesquisas realizadas na Irlanda comprovaram que pode-se manter um cérebro até 15 anos mais jovem em pessoas com mais de 60 anos que jogam sudoku ou cruzadinhas.
5 – Cultivar vida social. As atividades com familiares, círculos de amigos e clubes de adultos permitem estimular o cérebro e evitar a depressão.
6 – Manter uma dieta saudável. Um estudo da universidade de Columbia determinou que os idosos que mantém uma dieta que combine peixe, frutas e verduras, excluindo da dieta as carnes vermelhas e o leite integral, tem menor risco de desenvolver o Alzheimer.
7 – Não fumar. O consumo de cigarros pode provocar pequenos acidentes cerebrovasculares. Além disso, recomenda-se beber com moderação, no máximo um cálice de vinho por dia.
8 – Não se automedicar. O consumo de fármacos ou produtos naturais sem orientação médica adequada pode afetar a saúde negativamente.
9 – Viver com alegria. Cultivar o bom humor e a criatividade.
10 – Consultar ante qualquer suspeita de deterioração da memória. O Dr. Molina indica que as pessoas que pessoas não procuram um médico pois consideram que os esquecimentos são normais, mas não o mesmo esquecer onde foram deixados os óculos e esquecer se a pessoa usa óculos ou não.

Fonte: Sociedade de Geriatria e Gerontologia e Sociedade de Neurologia, Psiquiatria e Neurocirurgia

Nenhum comentário:

Postar um comentário