domingo, 3 de maio de 2015

A Vida Longa dos Idosos Japoneses


Os japoneses são os campeões da longevidade mundial. É um dos países com o maior número de centenários: 17.934 (em uma população de 120 milhões) segundo o ministério da saúde

Nos últimos 64 anos, a expectativa de vida aumentou em 30 anos no Japão. Seus habitantes vivem, em média, 81,1 anos (77,6 para homens e 84,6 para as mulheres).

 ALIMENTAÇÃO
O principal segredo dos japoneses está nos alimentos que consomem.A alimentação japonesa é à base de arroz, vegetais, legumes, soja, frutos do mar e soja.

Se engana que japonês só comem peixe cru, contudo as porções são menores se comparadas a dos brasileiros.  A reduzida mortalidade por problemas cardíacos em idosos japoneses é explicado pelo baixo consumo de colesterol ruim (gordura saturada), abundante na carne vermelha, nos laticínios e na manteiga.

O arroz é um  dos alimentos básicos japoneses e fornece metade das calorias necessárias. Para acompanhar o cereal, deve-se consumir peixes ou frutos do mar (100gr por dia). Se o cardápio for de legumes e verduras, deve-se consumir 350 gr diariamente.

Higiene

A higiene, segundo um estudo feito pela Universidade de Tóquio, é um dos fatores.
Os japoneses são obcecados por limpeza. Antes de entrar em casa ou mesmo em algumas empresas, é preciso deixar os sapatos na entrada.

Sistema de saúde

O sistema de saúde, que é universal e se preocupa com a prevenção das doenças. Todos os anos, os habitantes do Japão, japoneses ou estrangeiros, passam por uma rigorosa avaliação médica. A medicina preventiva, além de aumentar a expectativa de vida.
 
Calma

Os japoneses trabalham por prazer, são condicionados desde pequenos a não encara-lo como algo cansativo ou chato, o que diminui muito o estresse . 

A prática de atividade físicas é comum entre os idosos.Jardinagem e passeios são as principais atividades atribuídas à comunidade tradicional japonesa segundo a National Geographic Society.

O Lado Negativo

O desequilíbrio populacional preocupa as autoridades.  cerca de 24% da população tem mais de 65 anos, o que gera desafio para o sistema previdenciário e de saúde.
Mas cálculos do governo apontam que, em 2060, a porcentagem de idosos será de 40%, numa população que se reduzirá dos atuais 127 milhões para 87 milhões.



No Japão até 2002, o KEIRO NO HI (Dia dos idosos) era comemorado dia 15 de setembro. A partir do 2003, ficou decidido que toda 3ª segunda feira do mês de Setembro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário