quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Odontogeriatria


Com o envelhecimento da população, novas profissões estão surgindo e ganhando espaço no mercado de trabalho, dentre elas, destaca-se a Odontogeriatria.
O profissional deve ter em mente que a Odontogeriatria deve ter o conhecimento apurado da fisiologia do envelhecimento, das necessidades sociais deste público: o atendimento ao idoso não se restringe somente a fabricação de próteses, o clareamento  e as restaurações estéticas ou a troca de restaurações metálicas por resinas também são procuradas pelos pacientes.Outro ponto importante é que o paciente geriatra geralmente lança mão de uma polifarmácia no seu cotidiano e isto pode ocasionar variadaas repercussões bucais: alguns medicamentos escureçem os dentes ou  podem diminuir a quantidade de saliva.
Outro pontos são importantes para o profissional é o atendimento:
- O  paciente idoso tende a ser mais ansioso, carente e essas informações devem ser levadas em conta na hora do atendimento. 
- As consultas devem ser mais curtas, pois o idoso pode em geral apresentar limitações físicas.
- Levando em consideração a carência, as limitações físicas e a falta de paciência a longas consultas e\ou tratamentos clínicos, a abordagem psicológica deve ser considerada.
- O atendimento deve ser o mais individualizado possível, tentando sentir as necessidades do idoso em relação ao tratamento. 
-De preferência, deve-se proporcionar o tratamento menos invasivo, tentando realizar o procedimento proposto de maneira rápida e confortável para o paciente.
-  O espaço físico do consultório do profissional que pretende fazer atendimentos em Odontogeriatria deve ser diferenciado, favorecendo a acessibilidade do paciente:
- Portas: se possível, com uma abertura com mais de 0,90 centímetros, pois os cadeirantes precisam de uma passagem e a cadeira geralmente tem 0,90 centímetros.
- Retirar obstáculos físicos: mesas, cadeiras, tapetes, vasos em salas de espera e de atendimento, corredores estreitos, devem ser repensados.
-Tapetes na sala de espera não devem existir ou devem estar presos no chão, para evitar quedas. 
-Sala de atendimento os espaços devem ser amplos, bem iluminados e de fácil localização.
- Degraus: devem ser substituídos por rampas e se possível de uma inclinação suave.
- Iluminação: não deve ser muito fraca. O idoso tem uma percepção diferente de claridade.
- Som ambiente: se houver, deve ser tranquilo e com baixo volume.
- Sanitários: além de bem sinalizados, devem oferecer barras de apoio, assim como os aparelhos, vasos sanitários, pias e torneiras, devem ser adequados ao novo tipo de atendimento.
- Leitura: deve haver sempre revistas, livros com letras maiores que as convencionais ou revistas que possuam preferencialmente figuras.
Na sala do cirurgião-dentista é preciso ter outros cuidados:
- Evitar equipamentos com mangueiras expostas.
- Cuidado com o refletor e com a luz direto nos olhos do paciente, que pode causar cegueira momentânea e provocar um acidente na hora do paciente descer da cadeira de atendimento.
- Evitar que o paciente cuspa diversas vezes.
 - Oinclinamento maior da cadeira deve ser também evitado, assim como o seu retorno à posição habitual deve ser mais lenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário