domingo, 12 de fevereiro de 2012

Atividade Física no Idoso

O número de idoso vem aumentando em todo o mundo, as melhorias nas condições sanitárias, os avanços da medicina vem aumentando a expectativa de vida e  elevando o número de pessoas com idade mais avançada; um publico específico e com necessidades especiais e com direitos que devem ser respeitados.
Contudo o avanço da idade traz efeitos deletérios e progessivos para a condição física: ocorrem perdas de massa muscular o que, consequentemente, geram diminuição da força e aumento da gordura corporal. Além disso, o organismo se torna menos tolerante à glicose, a flexibilidade diminui, a coordenação motora não é mais a mesma, entre outras coisas.
A atividade física não  impede o envelhecimento, mas pode retarda-lo e fornecer qualidade de vida e independência ao indivíduo. Alguns estudos mostram que a tividade física faz bem para o corpo e para a mente.
 A atividade deve ser avaliada e aplicada individualmente, pois depende das condições físicas e psicológicas do indivíduo. Pode ser uma caminhada, corrida, natação, Yoga, dança, alongamento ou mesmo a musculação. Embora para muitos pareça estranho, a musculação pode e deve ser feita, pois promove um treinamento aeróbio significativo, melhora a respiração e a massa muscular.
Para ser feita de forma correta e que propocione ganho ao idoso, as atividades físicas devem ser acompanhadas por profissionais como fisioterapeuta e preparador físico.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário