domingo, 17 de maio de 2015

Sintomas do Alzheimer

 A doença de Alzheimer é uma enfermidade progressiva e os sintomas agravam-se à medida que o tempo passa. Seu controle depende da detecção precoce dos sintomas, os mais comuns são:

1-
Perda de memória, confusão e desorientação

- Dificuldade de lembrar nomes, pessoas e lugares comuns ou da rotina da pessoa. Contudo o caso, a perda de memória pode não ser consistente e o fato de não se lembrar hoje não quer dizer que não o faça amanhã.

 

2- Ansiedade, agitação, alucinação, desconfiança

 

-Muitas vezes com a perda da memória, surge a desconfiança. Alguns pacientes passam a pensar que " esconderam seu dinheiro", o estão querendo fazer pensar que "está louco".

 

3-Mudança de Humor


- As alterações do cotidiano  contribuem para uma  agitação e mudança repentina de humor. Independentemente do motivo ou situação o paciente pode passar de um estado calmo para um estado de raiva sem qualquer motivo aparente.

4-A Capacidade de Julgamento fica Debilitada

-Uma pessoa que tem a doença de Alzheimer tem tendência a tomar as decisões mais disparatadas e/ou inadequadas perante uma determinada situação.

5- Dificuldades com as atividades da vida diária

 

- A realização de tarefas diárias com vestir-se, banhar-se ficam prejudicadas, muitas vezes a alimentação também, o paciente pode "esquecer" que comeu e se alimentar novamente ou mesmo não comer.

 

 6-Dificuldade em lidar com o dinheiro

 

- A incapacidade de pagar contas, de fazer as compras essenciais e administrar um orçamento é um sinal claro de demência psíquica e indica se um indivíduo está ou não na posse de todas as suas faculdades.

 

7- Dificuldade em tomar decisões

 

-Uma pessoa que sofre de Alzheimer não consegue seguir um plano, tomar a medicação correta ou gerir um orçamento.

 

 8- Desorientação no tempo e no espaço

 

-A desorientação do tempo e do espaço é um problema comum no Alzheimer. É muito fácil ficar perdido na rua, uma vez que não se recorda do local onde vive, não tem a noção das datas, estações do ano e/ou passagem do tempo, entre outras situações temporais e espaciais.


9- Dificuldade em reconhecer familiares e amigos

 

- O paciente pode não reconhecer mesmo os parente e amigos mais próximos.

 

10-Perda de peso

 

- A alteração alimentar e a dificuldade de alimentar-se sozinho podem contribuir para a perda de peso e desnutrição do indivíduo.
 

 11-Incontinência urinária e fecal

 

- A capacidade de reter o liberar  as dejeções de forma e no local correto ficam prejudicadas.


12- Dificuldades com a fala e a comunicação

 

-As capacidades linguísticas e comunicacionais de uma pessoa com Alzheimer vão diminuindo com o passar do tempo. Uma pessoa pode ter imensas dificuldades em encontrar a palavra certa, chamar as coisas pelos nomes errados, inventar novas palavras, entre outras situações. 

 13 - Distúrbios do sono

 

- Pode ocorrer sonolência excessiva ou insônia.

14-Vaguear sem rumo

 

-Em alguns casos, a pessoa pode sair de casa a meio da noite para satisfazer uma necessidade física, como encontrar uma casa de banho/banheiro ou comida, ou até pode querer ir para casa quando já está efetivamente em casa e muitas vezes se perde neste trajeto.

15-O discurso repetitivo

 

-A repetição frequente de palavras, frases, perguntas ou atividades é uma característica da demência e da doença de Alzheimer. Esse comportamento repetitivo é provocado, por vezes, pela ansiedade, stress, ou para alcançar o conforto, segurança ou familiaridade.

16- As dificuldades visuais e espaciais

 

- Em termos de percepção, é comum que uma pessoa se olhe ao espelho e pense que está na companhia de outra pessoa sem se ter apercebido que está diante do seu próprio reflexo.


17- Dependência progressiva

 

- A pessoa cada vez depende mais de outros para realizar as tarefas mais simples como vestir-se, comer.

 

18-Trocar o lugar das coisas

 

 - Existe uma tendência para o esquecimento, mas também para deixar as coisas nos locais mais incomuns..

19- A realização de atividades sem qualquer tipo de propósito

 

- A pessoa pode começar a fazer tarefas sem propósito algum, como arrumar e desarrumar gavetas, abrir e fechar portas, esse tipo de comportamentos revela a necessidade que uma pessoa tem em se sentir produtivo ou ocupado.

20- Afastamento das Atividades


- É comum que uma pessoa que sofra desta doença deixe de fazer os seus passatempos preferidos, pois não se recorda como os faz nem sequer sente o mesmo prazer.

 

21- Perda de iniciativa e motivação

 

-A apatia, perda de interesse e de motivação em atividades sociais ou pessoais podem levar uma pessoa à depressão e, consequentemente, ao isolamento

22- A perda das habilidades motoras

 

-A demência afeta as capacidades motoras e interfere na realização das tarefas.


23- Perda do do sentido do tato

- O tato também pode ser alterado, o dificulta a realização das atividades mais simples. 

23-O desleixo com a aparência e higiene pessoal

 

- O paciente costuma se desleixar com a aparência e higiene pessoal, e esquecem-se, na maioria das vezes, de escovar os dentes, cortar as unhas, tomar banho e até utilizar a casa de banho/banheiro para a realização das suas necessidades.

24- O comportamento inadequado

 

- O paciente pode desenvolver um comportamento inadequado e agir de forma atípica em várias situações distintas, como frases e comportamento obsceno, tirar a roupa em público.

25- Delírio


-Os delírios e a paranoia são comuns nos doentes que sofrem de Alzheimer e alguns chegam a ter a forte convicção ou ilusão de que alguém tenta o ferir ou matar. 

26-A agressão física e verbal

 

- As explosões verbais, gritos, ameaças e empurrões podem ser uma constante e podem surgir do nada.

27- A imitação ou o comportamento infantil

- O paciente pode passar a agir de forma infantil. Este comportamento surge, muitas vezes, pelo receio em encarar a forma confusa como o mundo. 

28-Problemas de discernimento 

- Dificuldade em se vestir de acordo com a estação do ano, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário