sexta-feira, 13 de abril de 2012



Muito apreciado na nossa Sociedade, o vinho também por ser uma fonte da Juventude, principalmente para o coração.
Segundo o jornal de livre acesso “Public Library of Science One”, pequenas doses de vinho, que possui  uma substância chamada  resveratrol incluídas na alimentação de ratos de meia idade tiveram uma grande e positiva influência sobre as alavancas genéticas para o envelhecimento, chegando a proteger de forma especial o coração. 
Especificamente, os cientistas descobriram que pequenas doses de resveratrol causam uma imitação dos efeitos da restrição calórica (dietas com 20 a 30% menos calorias que uma dieta normal), tendo ficado demonstrado em vários estudos passados que prolonga a vida e retarda o envelhecimento.
Investigações anteriores haviam já comprovado que o resveratrol administrado em grandes quantidades a invertebrados prolonga a vida e diminui a taxa de mortalidade, bem como em ratinhos de laboratório alimentados com uma dieta muito rica em gorduras. O novo estudo, conduzido por investigadores académicos de nutrição e também de empresas profissionais, corrobora e suporta essas descobertas, demonstrando que o resveratrol em pequenas doses tem os mesmos benefícios que a dieta de restrição calórica.
No novo estudo – que comparou a dinâmica genética dos animais em dieta de restrição calórica e de animais aos quais foram administradas pequenas doses de resveratrol – as semelhanças foram notáveis, explica James Barger, cientista da Madison-based LifeGen Technologies. No coração, por exemplo, existem pelo menos 1029 genes cujas funções mudam conforme a idade, e as funções dos órgãos também diminuem com a idade. 
Nos animais em regime de restrição calórica, 90% desses genes tiveram alterações no perfil genético, enquanto que os animais com pequenas doses administradas de resveratrol registaram 92% dos mesmos genes. Os novos estudos, afirmam os autores, estão associados com a prevenção do declínio das funções cardíacas relacionadas com a idade.
Em suma, um copo de vinho ou ingerir suplementos alimentares que contenham resveratrol, mesmo em doses muito pequenas, representa uma robusta intervenção para a retardar o envelhecimento do coração.
Estas descobertas também explicam o “paradoxo francês” e a inexplicável boa saúde cardíaca das pessoas que vivem em certas zonas de França onde se bebe vinho tinto, apesar da dieta ser muito rica em gorduras saturadas. Em França, e também em Portugal, as refeições são geralmente acompanhadas com um copo de vinho tinto. 
As provas sugerem fortemente que o resveratrol pode melhorar a qualidade de vida devido á sua influência e capacidade de retardar o envelhecimento cardíaco, contudo, será necessário um estudo mais aprofundado que o comprove com 100% de certeza cientifica.

Fonte: ScienceDai

Nenhum comentário:

Postar um comentário