domingo, 11 de maio de 2014

CRESÇE O NÚMERO DE IDOSOS CUIDANDO DE IDOSOS

Quase 40% das pessoas que cuidam de idosos doentes em São Paulo são também idosas, revelam dados inéditos de um projeto da USP que monitora como os idosos estão envelhecendo na capital.

O fenômeno tem crescido no país e é atribuído ao processo de envelhecimento populacional, às famílias com menos filhos e à maior presença da mulher no mercado de trabalho, o que diminui a oferta do cuidado em casa.

Em amostra de 362 cuidadores de idosos estudados pela USP, 38% têm mais de 60 anos. A maioria (75%) é mulher ou filha (o) do idoso. A sobrecarga física e emocional também gera sentimentos de raiva, ressentimento e amargura.

A sociedade atual enfrenta a problemática do envelhecimento demográfico da população em conseqüência do aumento dos níveis de expectativa de vida e do declínio das taxas natalidade.

O aumento substancial de idosos, demanda a criação de políticas publicas especializadas para este público, com necessidades específicas e favorece o crescimento e a valorização da profissão de cuidador, sendo eles formais ou informais. É nesse contexto que surge um personagem de grande importância para o cuidado do sujeito afetado: o cuidador familiar.

E por fim, que cuidar é um ato de amor, sem, contudo, cair numa visão de que o cuidador não precisa ser cuidado que ele é responsável por tudo. Cuidar tem que ser um ato compartilhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário