quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dicas para o Cuidador de Idoso


Uma profissão ascendente é o Cuidador de Idosos, a população esta envelhecendo, desta forma é preciso a capacitação de cuidadores formais (profissionais) e informais (familiares, amigos) para cuidar do idoso da melhor forma possível e atendendo as sua necessidades.
Abaixo, segue algumas dicas :
  1. Gostar de Idoso (nem sempre é facil cuidar do idoso, sendo preciso paciência e gosto por cuidar)
  2. Aceitar o idoso como ele é, sem preconceitos de gênero, raça, nacionalidade, origem, doença, dentre outros.
  3. Executar plano de cuidados diários para desenvolver uma forma sistemática. Isso vai facilitar tanto o cuidador e a pessoa idosa cuidada a conhecer o cronograma de atividades e o ritmo de atendimento. 
  4. O plano de cuidado deve ser tomado em consideração às preferências e os hábitos da pessoa idosa em uma situação de dependência, sempre que possível.
  5. Agir sempre com calma e paciência. O tratamento deve ser respeitoso, profissional (para o cuidador) e humanizado. No entanto, deve haver segurança para evitar a superproteção, o que tende a aumentar ainda mais a situação de dependência.
  6. Evitar apelidos que infantilizem a pessoa mais velha ou a deprecie. Chamá-los de “meu neném”, “vovozinha”, “minha criança”, "velhinho", "velhote" ou algo semelhante pode ser humilhante, irônico e abala a auto-estima da pessoa idosa.
  7. Respeitar a individualidade de cada pessoa idosa. No caso de uma instituição de longa permanência, não é bom rotular “todos” os idosos, por exemplo, sob o mesmo denominador, ou seja, todos são muito parecidos no tratamento. Embora possam apresentar problemas e doenças semelhantes, cada pessoa idosa deve ser tratada e considerada individualmente.
  8. É importante que o Cuidador de Idoso ou o familiar estejam dispostos a ouvir, apoiar e explicar. O que isso significa? Basicamente, significa deixar a pessoa idosa tomar suas próprias decisões, quando tiverem condições para tal.

Um comentário: