sexta-feira, 9 de março de 2012

MUSCULAÇÃO NO IDOSO

 Já foi o tempo que ser idoso era sinônimo de sedentarismo e cadeira de balanço,hoje a terceira idade está  dando exemplo de vida mostrando que com o passar dos anos a disposição não acaba.
Com isso as academias de ginásticas estão abrindo cada vez mais espaço para trabalhar com atividades voltadas para terceira idade, descobrindo um novo mercado com grande potencial. Já existem  diversas academias especializadas, voltadas para o atendimento de clientes na Melhor Idade.
Entre as diversas atividades que as academias oferecem a musculação é uma das mais recomendadas e procuradas nas academias.
São inúmeros os benefícios proporcionados pelos exercícios de musculação. Mesmo para quem nunca realizou atividades físicas pode iniciar um programa e ainda alcançar bons resultados.Mais lembre-se o ideal antes de iniciar qualquer atividade física é procurar um médico especialista para fazer uma avaliação física.
No processo de envelhecimento acaba ocorrendo uma diminuição da massa muscular, densidade óssea, força e flexibilidade. O metabolismo acaba ficando mais lento e diminuindo, com isso a tendência é ganhar mais gordura, porém esses efeitos podem ser minimizados com a musculação. 
Destaca-se também a prevenção à osteoporose ( pois o exercício físico, estimula a absorção decálcio pelo organismo).
Outro benefício é o desenvolvimento social ocasionado pela atividade na academia, ajudando na formação de laços de amizade e troca de informações entre indivíduos da mesma idade, o que também ajuda na redução e até na prevenção da depressão.
Além desses benefícios, a musculação não aumenta tanto a freqüência cardíaca e a pressão arterial quanto os exercícios aeróbicos, como andar, correr ou pedalar.
Na musculação o risco de acidentes e lesões é muito pequeno desde que se tenha um controle da carga e tenha um profissional especializado acompanhando o exercício.
No entanto, alguns cuidados são necessários para iniciar um treinamento de musculação.No inicio os exercícios devem ser feitos no máximo três vezes por semana com duração média de 40 min. e acompanhados de alongamento no inicio e final do treino.
 


Um comentário: