quinta-feira, 29 de março de 2012

Cuidados com a pele




A pele é um orgão que constantemente exposto a fatores  que a degradam e aceleram o processo de envelhecimento como: raios solares, poeira e poluição.
Na terceira idade é preciso dar mais atenção à pele, já que o órgão fica mais fino, desidratado e com menos elasticidade, o que ocasiona as terriveis rugas. Ocorre também a perda de um importante elemento. O Colágeno.
O colágeno é uma proteína fundamental na estrutura dos tecidos e a derme é responsável pela resistência e elasticidade da pele, por isso as alterações na região são tão perceptíveis. 
Manchas e sardas também merecem muita atenção, isto acontece devido o aumento de deposição da melanina, proteína responsável pela pigmentação da pele
Outros problemas que merecem atenção são as queimaduras, fotoenvelhecimento e o surgimento de cânceres de pele, que podem ser evitados aoml o uso frequente de filtro solar
O uso de sabonetes que possuam em sua composição creme hidratante é recomendado, enquanto os banhos com água quente devem ser evitados, já que contribuem para a retirada da gordura natural que a pele possui, deixando-a ainda mais desidratada. 
A limpeza ajuda a minimizar os efeitos do envelhecimento, remove a sujeira e o acúmulo de células mortas e favorece a hidratação.
 A hidratação da pele também é recomendada, os cuidados com a pele melhoram a circulação sanguínea, evitam o aparecimento de infecções e tem reflexos psicológicos positivos, pois o paciente tem sua auto estima elevada.

Um comentário:

  1. Tudo muito interessante em seu blog Neila, você está de parabéns!

    ResponderExcluir